5 dicas para manter a sua empresa em meio à crise

São nos momentos de dificuldades que um empreendedor consegue reestruturar melhor o seu negócio, afirma o consultor de administração financeira Arthur Oliveira

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O cenário para novos empreendedores não está muito positivo nos últimos anos, sucessivas crises afetaram diversas empresas. 

De acordo com um levantamento do Mapa de Empresas, do Governo Federal, no ano passado, mais de 2 milhões de empresas fecharam as portas, um aumento de 25,7% em relação a 2022.

Isso mostra o quanto um ambiente econômico instável pode afetar os empreendedores, mas, de acordo com o consultor de administração financeira, Evane Arthur Oliveira, apesar das dificuldades, momentos de crise abrem margem para reorganizações na empresa.

Mesmo enfrentando dificuldades, os períodos de crise podem ser boas oportunidades para empresas se reorganizarem, otimizarem processos, repensarem estratégias e  se adaptarem às mudanças no mercado”, afirma.

5 dicas para manter a sua empresa em meio à crise:

01 – Revisão de custos: “Muitas vezes a principal questão não é o valor dos gastos da empresa, mas sim até onde eles estão sendo direcionados, ou seja, a chave não é cortar custos ao léu, mas sim realinhar as prioridades e os investimentos mais necessários”, explica Arthur Oliveira;

02 – Inovação: “É preciso se adaptar para se manter relevante, busque novas formas de operar e adapte seus produtos ou serviços às novas demandas do mercado”;

03 – Cuide das suas equipes: “A mudança em uma empresa deve ser feita de dentro pra fora, por isso, é importante valorizar e investir nas suas equipes, manter a motivação, uma boa comunicação e incentivar o crescimento”;

04 – Planejamento de longo prazo: “Em momentos de crise é normal pensar apenas no presente, mas é importante também ter um olhar no futuro, nem todas as ações que trazem benefícios a curto prazo são sustentáveis no longo prazo, cuide da sua empresa no presente, mas também pense nos impactos no futuro”.

05 – O foco é o cliente: “O grande segredo de qualquer negócio é identificar seu público alvo e suprir as suas necessidades, que muitas vezes mudam, e a empresa precisa acompanhar essa mudança, manter uma boa comunicação com o cliente, ele deve ser sempre o foco de uma estratégia de crescimento sustentável”, explica Arthur Oliveira.

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