Nos últimos anos, o mundo do entretenimento digital vem passando por transformações significativas, e uma dessas mudanças notáveis é a convergência entre os formatos de podcast e videocast. No Brasil, essa união tem ganhado cada vez mais destaque, oferecendo uma experiência mais completa e atraindo um público diversificado.
Segundo levantamento da Insider Intelligence, o Brasil é o terceiro maior consumidor de podcasts no mundo em números absolutos, com mais de 39 milhões de ouvintes, e ainda estima que o formato se popularize a 23,5% da população mundial conectada até 2024.
Esse crescimento está relacionado tanto à praticidade dos podcasts quanto à sua utilização com diversos formatos, como explica o CEO e empresário do Podpah, Victor Assis.
“O que conquistou o público nos podcasts foi justamente a sua praticidade, eles podem ser escutados a qualquer momento, inclusive durante a realização de outras atividades, mas além disso, o uso de outros formatos de conteúdo permitiu expandir essa popularidade para outros públicos”.
O que é videocast?
Um videocast é uma forma de comunicação e entretenimento que combina elementos de vídeo e podcast, ele permite que os criadores de conteúdo compartilhem informações, ideias e opiniões através de vídeos transmitidos online.
Ele tem ganhado popularidade nos últimos anos devido à facilidade de produção e ao acesso generalizado à internet, em especial pela sua união com o formato podcast que se tornou um dos mais consumidos do Brasil.
Por que o podcast continua sendo popular?
“O podcast é originalmente um formato de áudio, o que é responsável por um dos grandes pilares do seu crescimento, a praticidade, mas com o tempo ele ganhou diversos outros formatos de conteúdo, como vídeo da transmissão, cortes, recursos interativos, lives, e vários outros, que permitiram a outros públicos também passarem a consumi-lo” Explica Victor Assis.
“Uma das principais razões para o sucesso da combinação dos podcasts com os videocasts é a possibilidade de oferecer aos ouvintes uma experiência mais imersiva, adicionando elementos visuais aos podcasts, os criadores enriquecem a narrativa e aumentam o engajamento do público”.
“Além disso, essa convergência tem criado oportunidades para parcerias e monetização, os criadores de conteúdo podem explorar acordos de patrocínio, publicidade e até mesmo criar conteúdo exclusivo para plataformas de assinatura, proporcionando uma fonte de receita adicional e incentivando a produção de conteúdo de alta qualidade” Afirma.