O governador do Piauí e presidente do Fórum Nacional de Governadores, Wellington Dias, sugeriu que os estados adotem normas de restrição conjuntas para conter o avanço do coronavírus pelo país.
Para ele, somente ações em âmbito nacional vão conter a pandemia.
”O que queremos agora? Ao invés de um fazer 15 dias, o outro faz lá na frente. Por que a gente não busca fazer todos ao mesmo tempo? Eu cito o exemplo de sucesso: o carnaval. Ali pactuamos e todos buscamos inibir eventos. Ainda teve, mas por descumprimento às regras”, diz.
A proposta faz parte do Pacto Nacional em Defesa da Vida e da Saúde, assinado, nesta quarta-feira (10), por 22 governadores membros do Fórum Nacional de governadores.
No documento, os governadores sugerem que a vacina contra a covid-19 seja adquirida de vários fornecedores e que seja respeitado o Plano Nacional de Imunização.
A carta também pede apoio a medidas preventivas, manutenção e ampliação de leitos e integração de todos os sistemas hospitalares do país para melhorar o remanejamento de pacientes quando necessário.
A proposta de uma ampla pactuação dos três Poderes e das três esferas da Federação contra a pandemia do coronavírus já foi assunto de um debate entre governadores e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (do DEM de MG), e da Câmara, Arthur Lira (do PP de AL)