O Ministério da Saúde está planejando uma série de avanços tecnológicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), visando melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde para a população, uma das principais iniciativas em desenvolvimento é a incorporação da inteligência artificial (IA) nos serviços de atendimento ao público.
Essa proposta faz parte do programa chamado “SUS Digital”, que ainda está em fase de estudos, o objetivo principal do Ministério é utilizar o SUS Digital para otimizar os diagnósticos, agilizar o atendimento na saúde pública e promover uma maior inclusão de todos os cidadãos, essas medidas devem revolucionar o setor e melhorar significativamente a experiência dos usuários do SUS.
Segundo o programador Bendev Junior, a implantação de Inteligência Artificial em sistemas cotidianos é esperado e deve ser ampliada nos próximos anos.
“O uso da Inteligência Artificial para o atendimento ao público é uma combinação quase perfeita que gera ganho de tempo, otimiza processos, reduz filas e contribui para o dinamismo, a IA, diferente dos tradicionais chatbots, ‘aprende’ com o tempo e pode ser bem mais ágil e personalizada”.
“Esse tipo de utilização deve ser cada vez mais amplo em atividades cotidianas, com o tempo a IA será usada de uma forma tão comum que sequer nos daremos conta, assim como o pix hoje é tão comum” Afirma Bendev Junior.