Washington D.C (EUA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que estuda encerrar parte dos laços comerciais com a China, especialmente no setor de óleo de cozinha. Segundo ele, a decisão seria uma resposta à postura “economicamente hostil” de Pequim, que teria reduzido propositalmente as compras de soja americana, prejudicando produtores locais.
“Podemos facilmente produzir nosso próprio óleo de cozinha, não precisamos comprá-lo da China”, disse Trump em publicação nas redes sociais.
As declarações elevam ainda mais as tensões entre os dois países. No fim de semana, a China acusou os EUA de adotarem “dois pesos e duas medidas” após Washington impor novas tarifas sobre produtos chineses. Na sexta-feira (10), Trump já havia criticado a restrição chinesa à exportação de terras raras e anunciou uma tarifa de 100% sobre itens importados a partir de novembro.
O Ministério do Comércio chinês reagiu afirmando que as medidas são legais e buscam evitar o uso militar de materiais estratégicos, “defendendo a paz mundial e a estabilidade regional”.

















































































