Com a nova decisão da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo de adotar materiais 100% digitais nas redes estaduais para ensino fundamental e médio a partir de 2024, a educação estadual deve utilizar, do 1º ao 5º ano, materiais digitais com suporte físico, do 6º ao 9º ano e ensino médio, material 100% digital.
Para implementar a medida, o governo pretende implantar internet nas escolas, realizar a doação de computadores para alunos carentes e compra de mais aparelhos para as instituições. A medida dividiu opiniões entre especialistas.Materiais físicos são dispensáveis na educação?De acordo com o Diretor da Teia Multicultural, escola humanista e inovadora, e da Asas Educação, Lucas Briquez, em especial nos anos iniciais, os materiais físicos ajudam a desenvolver habilidades motoras e cognitivas dos alunos.“Os livros são bastante relevantes para a educação básica pois existem etapas onde as crianças precisam desenvolver, por exemplo, a coordenação motora fina, com a qual os materiais físicos podem ser mais eficazes”.“Além disso, a absorção de conteúdos no papel é diferente que em conteúdos digitais, pois eles oferecem estímulos que podem afetar a atenção do aluno, uma relação diferente da estabelecida com materiais físicos, que têm o aprendizado como único objetivo” Explica Lucas Briquez.“Também existem outras atividades que são melhor estimuladas através da relação com livros impressos, como a organização manual dos materiais, capricho com a escrita, entre outros, que são importantes para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, de crianças, adolescentes e até de adultos” Ressalta.Materiais 100% digitais: Bons ou ruins para a educação?“Eu, particularmente, acredito que nada é totalmente positivo ou negativo, existem perdas e ganhos em todo tipo de mudança. Neste caso, a necessidade de equipar as escolas com ferramentas e tecnologias para implementar a medida gera um ganho pontual para alunos que não têm acesso a elas”.“No entanto, isso é muito subjetivo, não sabemos se esse processo irá ocorrer desta forma ou se os recursos realmente serão aplicados, sem esse investimento sólido não adianta substituir os materiais físicos em nome de uma falácia da digitalização”.“Também é importante introduzir ferramentas digitais de forma gradual às crianças, pois elas podem se tornar apenas uma ferramenta de distração que acabe prejudicando o seu aprendizado e desenvolvimento” Explica Lucas Briquez.
Com a nova decisão da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo de adotar materiais 100% digitais nas redes estaduais para ensino fundamental e médio a partir de 2024, a educação estadual deve utilizar, do 1º ao 5º ano, materiais digitais com suporte físico, do 6º ao 9º ano e ensino médio, material 100% digital.
Para implementar a medida, o governo pretende implantar internet nas escolas, realizar a doação de computadores para alunos carentes e compra de mais aparelhos para as instituições. A medida dividiu opiniões entre especialistas.Materiais físicos são dispensáveis na educação?De acordo com o Diretor da Teia Multicultural, escola humanista e inovadora, e da Asas Educação, Lucas Briquez, em especial nos anos iniciais, os materiais físicos ajudam a desenvolver habilidades motoras e cognitivas dos alunos.“Os livros são bastante relevantes para a educação básica pois existem etapas onde as crianças precisam desenvolver, por exemplo, a coordenação motora fina, com a qual os materiais físicos podem ser mais eficazes”.“Além disso, a absorção de conteúdos no papel é diferente que em conteúdos digitais, pois eles oferecem estímulos que podem afetar a atenção do aluno, uma relação diferente da estabelecida com materiais físicos, que têm o aprendizado como único objetivo” Explica Lucas Briquez.“Também existem outras atividades que são melhor estimuladas através da relação com livros impressos, como a organização manual dos materiais, capricho com a escrita, entre outros, que são importantes para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, de crianças, adolescentes e até de adultos” Ressalta.Materiais 100% digitais: Bons ou ruins para a educação?“Eu, particularmente, acredito que nada é totalmente positivo ou negativo, existem perdas e ganhos em todo tipo de mudança. Neste caso, a necessidade de equipar as escolas com ferramentas e tecnologias para implementar a medida gera um ganho pontual para alunos que não têm acesso a elas”.“No entanto, isso é muito subjetivo, não sabemos se esse processo irá ocorrer desta forma ou se os recursos realmente serão aplicados, sem esse investimento sólido não adianta substituir os materiais físicos em nome de uma falácia da digitalização”.“Também é importante introduzir ferramentas digitais de forma gradual às crianças, pois elas podem se tornar apenas uma ferramenta de distração que acabe prejudicando o seu aprendizado e desenvolvimento” Explica Lucas Briquez.