Na madrugada deste domingo (10), a Polícia Militar de São Paulo realizou a desocupação do saguão da Reitoria da Universidade de São Paulo (USP). A ação, que mobilizou cerca de 50 agentes, encerrou o protesto iniciado na última quinta-feira (7), quando aproximadamente 150 pessoas tomaram o espaço para reivindicar melhorias na permanência estudantil, moradias e nos restaurantes universitários.
Enquanto a PM afirmou que a operação não deixou feridos, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) apresentou um balanço diferente, relatando seis feridos. Segundo a entidade, quatro estudantes permanecem hospitalizados — um deles com fratura no nariz — após o uso de bombas de efeito moral, gás lacrimogênio e cassetetes durante a desocupação. A corporação garantiu que eventuais denúncias de excesso serão rigorosamente apuradas.
Após retomar o controle do edifício, a PM registrou danos significativos ao patrimônio, incluindo portões derrubados, portas de vidro estilhaçadas e mobiliário avariado. Além disso, foram apreendidos entorpecentes e objetos como facas, canivetes e bastões. Quatro pessoas foram levadas ao 7º Distrito Policial para o registro de boletim de ocorrência por dano ao patrimônio e alteração de limites, sendo liberadas logo após a qualificação.



































































































